Assembleia Legislativa do Parana
Propaganda Prefeitura de Nova Laranjeiras
Propaganda Prefeitura de Laranjeiras do Sul

“Indústria da multa” emergirá como um tema central na campanha dos candidatos em Curitiba

Rafael Greca, prefeito de Cuririba (Redes Sociais RG)

Informa o curitibano blog do Tupan que há tempos, o sistema de fiscalização da Superintendência de Trânsito da cidade tem sido alvo de críticas devido às suas práticas questionáveis.  

O sistema atual de gestão do trânsito parece mais preocupado em manter as fontes de receita para os contratos milionários de sinalização da cidade do que em promover uma fiscalização justa e eficiente. Para aumentar a arrecadação, são adotadas práticas questionáveis, como a alteração indiscriminada dos limites de velocidade e da sinalização, o que gera confusão entre os condutores habituados aos padrões estabelecidos.  

Um exemplo emblemático foi o radar instalado na marginal da Linha Verde com a Comendador Franco, no bairro Jardim Botânico, que se tornou notório por ser o “campeão” de multas em fevereiro de 2022. A falta de adequada sinalização resultou em um elevado número de infrações, demonstrando claramente uma prioridade voltada para a arrecadação em detrimento da segurança viária. Embora a Superintendência de Trânsito tenha sido pressionada a reforçar a sinalização, a prática de não arquivar as autuações persistiu, sendo estendida por toda a cidade.  

Os resultados dessa abordagem são notáveis: além do aumento significativo dos impostos, como o IPTU, que se tornou um dos mais elevados do país, a arrecadação proveniente da indústria da multa atingiu a marca impressionante de R$ 220.458.149,38 em 2023. Esse montante supera o orçamento de muitas prefeituras no Paraná, evidenciando o peso desproporcional dessa fonte de receita no cenário municipal.  

O resultado desta politica arrecadatória foi o melhor possível! Além do extraordinário aumento dos impostos como o do IPTU, um dos mais salgados do país, a arrecadação da indústria da multa em 2023 foi de R$ 220.458.149,38 (DUZENTOS E VINTE MILHOES DE REAIS), o que supera o orçamento de muitas prefeituras do Paraná.  

Ocorre que o curitibano está cansado desta sede arrecadatória da gestão de Rafael Greca de Macedo, tendo alguns candidatos observado a insatisfação do Curitibano com a política adotada pela superintendência de Trânsito.  

Veja a tabela de arrecadação:

Fonte: https://mid-transito.curitiba.pr.gov.br/2024/4/pdf/00007507.pdf

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem