Assembleia Legislativa do Parana
Propaganda Prefeitura de Nova Laranjeiras
Propaganda Prefeitura de Laranjeiras do Sul

Em noite festiva, Câmara de Laranjeiras do Sul entrega Títulos de Cidadania Honorária


Personalidades de destaque na sociedade local foram indicadas ao prêmio pelos vereadores

Emoção, reconhecimento, agradecimento e, acima de tudo, homenagem. Assim a Câmara de Laranjeiras do Sul protagonizou, na noite da última quarta-feira (13), uma solenidade memorável que marcou a outorga do Título de Cidadania Honorária para figuras relevantes que marcaram o desenvolvimento do município. O evento aconteceu nas dependências do Cine Teatro Iguassú e brindou seis personagens cujas trajetórias se misturam com a história recente da cidade. Para a maioria deles, a honraria teve não apenas o sabor de dever cumprido, mas de compromisso renovado.

Cidadãos Honorários - Após vídeos brindando o histórico de cada homenageado, a Sessão Solene comandada pelo mestre de cerimônia Plácido Damiani outorgou com Títulos de Cidadania Honorária o Deputado Estadual Artagão de Mattos Leão Júnior, a Ex-Prefeita de Laranjeiras do Sul, Sirlene Pereira Ferreira Svartz; o Secretário de Obras e Engenheiro Civil Sênior, Leoni Luiz Faé Meletti-Tilim; o Juiz do Trabalho da TRT/PR 9ª Região, João Luiz Wentz; o Médico Cirurgião, Dr. Isac Kei Yamazaki e o empresário Luiz José Franciosi, proprietário da Concessionária Auto Braz.



Homenagem em vida - O Título não era conferido em Laranjeiras do Sul desde meados de 2010. A honraria é concedida às pessoas que, residindo ou não na cidade, realizaram relevantes serviços sociais ou tiveram, de alguma forma, contribuição no desenvolvimento econômico, social e cultural do município. Para o Presidente da Câmara, Carlos Alberto Machado-Magrão, trata-se de uma homenagem singela, mas significativa. “Hoje celebramos o tributo e a honra em vida, com o valor mais prático de uma homenagem. Neste país em que feitos notáveis são relegados ao esquecimento, homenagear em vida é resgatar valores morais, intelectuais e cívicos”, destacou.

“Em Laranjeiras do Sul fui recebida como filha e essa mesma cidade formou nossos filhos. Esse é o melhor presente”, discorreu Sirlene Svartz abrindo os discursos na tribuna. A fala foi ao encontro das palavras do sêo Franciosi, pioneiro que aqui estabeleceu raízes. Indicados pelo ex-vereador Márcio dos Alexandre, o Deputado Estadual Artagão Júnior e o Engenheiro Leoni Meletti falaram em redobrar seus esforços – “se o passado valeu a pena, vamos continuar construindo nosso futuro”, afirmou Artagão. Em imensa simplicidade, o Médico Dr. Isac Yamazaki e o Juiz do Trabalho, João Wentz procuravam compreender os motivos que os levaram ao Título. “É até mais do que eu mereço, então só tenho a agradecer”, disse Luiz Wentz.



Presenças - A solenidade teve aclamações da plateia, lágrimas contidas e soltas e muitas histórias. Nem tudo, portanto, dentro do script, mas compreensível em vista do clima que se estabeleceu na cerimônia. Além do Presidente Magrão e homenageados, participaram do ato o prefeito de Laranjeiras do Sul, Berto Silva, que em sua mensagem descreveu de forma singela cada homenageado; o vice-prefeito Valdemir Scarpari, os vereadores Tarso Campigotto, Ivaldonir Panatto, Ademilson Moraes, Joel Demétrio, Valmir Trindade, Ney Becker, Valeide Scarpari, Celso Azevedo, Jovanildo Viola, Halisson Galvan e Rodrigo Scheis, ex-vereadores, servidores da Câmara e da Prefeitura e demais munícipes.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem